Por muitos anos eu estava acomodada num emprego e não dei bola pro LinkedIn. Deixei super desatualizado e quando quis sair do emprego percebi que meu perfil precisava de um UP e que minhas conexões estavam enfraquecidas.
O LinkedIn é muito mais que um local cheio de profissionais. É realmente uma rede de conexão poderosa e de troca de conhecimento. Por isso, não dê importância ao LinkedIn apenas no momento de recolocação. Ele é importante sempre! Você pode obter oportunidades incríveis através dele - seja de trabalho, voluntariado ou questões de interesses pessoais e fortalece seu posicionamento no seu mercado de atuação.
Separei as 6 melhores dicas pra você atualizar seu perfil e estar bem colocado(a) no LinkedIn:
1. Palavras-chaves na descrição e título
Os mecanismos de buscas do LinkedIn varrem o perfil e principalmente avaliam o seu descritivo (seção Sobre). Deixe de forma sucinta e clara um texto explicativo da sua função atual, especialidade, principais experiências e interesses.
Sua descrição deve responder:
Como você agrega valor ao mercado em que atua?
O que deseja destacar pra quem vai ter a primeira impressão de você?
E o título, frase que fica logo abaixo do seu nome, chama bastante a atenção pois quando você envia novos convites de conexão é a primeira informação visualizada. É seu super resumão. No feed do LinkedIn, também fica bastante visível.
Evite colocar todas as certificações e siglas que tem nesta parte. Seja direto, sucinto e use palavras-chaves assim como na descrição.
Observação: verifique qual língua oficial está o seu perfil (português, inglês ou espanhol?) e deixe tudo atualizado de acordo com a língua selecionada.
2. Foto de capa
Parece uma parte esquecida do perfil mas vale muito a pena colocar uma imagem de capa que conecta com você. É como se você se comunicasse ainda mais, mas por imagem.
Pense:
Que mensagem quero passar com a minha foto de capa?
Algumas opções são: uma frase de impacto, uma foto sua em evento ou no trabalho, uma ilustração.
3. Cursos e certificações, além das experiências profissionais
Parece bobo relembrar isso mas é bem bacana conhecer quais são as suas fontes de conhecimento recente em cursos e certificações.
Principalmente no mercado da agilidade, muitos recrutadores procuram pelas certificações. Garanta que a sua lista esteja atualizada e completa.
E claro, as suas experiências profissionais precisam conter de forma objetiva e focada em resultados aquilo que você vivenciou na empresa em que passou. Aqui também é importante usar as palavras-chaves e usar as palavras que o mercado busca para bom ranqueamento. Exemplo: se você atuava como Scrum Master na empresa mas tinha o nome de outro cargo, identifique no título da experiência e também no texto que a sua atuação era Scrum Master. Assim facilita a busca de recrutadores e pessoas de interesse nesse tema.
4. Habilidades e competências
Essa parte interativa de habilidades ou skills do LinkedIn fornece uma visão de informações externas. Basicamente ele mostra por quais habilidades outros indicam você de maneira rápida de identificar.
Pra facilitar a votação das pessoas, adicione suas principais habilidades em que se destaca para deixar como opção de voto. E peça aos profissionais que já trabalharam com você para votar nas suas principais habilidades.
Uma dica é pedir para pessoas próximas que te conhecem bem validarem se todas as habilidades estão listadas no seu perfil. É muito difícil lembrarmos de todas as habilidades que temos. Tendemos a achar que "não somos tudo isso" ou "não somos tão bom (boa) o suficiente". E essa parte de habilidades é excelente pra quebrar essa síndrome do impostor :)
5. Destaque seu conteúdo
Compartilhe e publique conteúdos relevantes. Conte a sua história no LinkedIn e ajude outras pessoas na jornada profissional através de posts. Isso contribui também na sua visibilidade no mercado de atuação.
Após incluir posts, não se esqueça de deixar em destaque os mais relevantes. Este ficam aparecendo no seu perfil principal visível a quem está chegando para te conhecer.
6. Recomendações
Peça para colegas deixar uma mensagem de depoimento compartilhando como foi a experiência de trabalhar com você. Também é interessante que você deixe depoimento no perfil dos colegas para que eles também possam retribuir.
As recomendações auxiliam bastante a entender suas principais características e no que se destaca do ponto de vista das outras pessoas. Recrutadores costumam olhar essa parte também.
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