Qual é a parte mais difícil do seu trabalho?
Quando pergunto isso pra maioria das pessoas, a resposta é: lidar com pessoas.
Ao longo da nossa trilha de estudos desde a infância, fomos poucas vezes estimulados a evoluir nas habilidades que impactam nos nossos relacionamentos, na forma de se posicionar, de ouvir e negociar. E consequentemente quando vamos levar a mudança cultural pros espaços de trabalho, temos aquele choque de realidade.
Afinal, a forma como as técnicas são aplicadas podem confrontar com a relação entre as pessoas envolvidas no processo. Então nos vemos então diante de habilidades novas a serem exploradas e desejadas no mercado de trabalho. O que nos leva a procurar melhorar estes aspectos, seja para alcançar o que deseja na sua carreira, performar melhor ou garantir a permanência no emprego.
O que são soft skills?
Soft skills é um termo inglês que aborda as habilidades humanas e comportamentais para relação e interação com as pessoas.
Por exemplo, uma pessoa desenvolvedora de software está inserida numa empresa e principalmente numa equipe e precisará saber lidar com pessoas. No dia a dia ocorrem conflitos saudáveis. Essa pessoa precisará expor uma ideia com clareza de fala, precisará interagir com os colegas pra resolver problemas, negociar prazos, entre outras situações. Todos esses cenários envolvem soft skills necessárias para uma boa relação entre pares.
As soft skills não são mensuráveis visto que são habilidades mais intangíveis.
Principais soft skills
Soft skills pode ser considerado um conjunto complementar de habilidades as quais são listadas abaixo.
1 - Autoconhecimento: compreensão de padrões comportamentais
2 - Comunicação
3 - Liderança
4 - Colaboração e Trabalho em equipe
5 - Resiliência
6 - Empatia
7 - Criatividade
8 - Negociação
9 - Pensamento crítico e sistêmico
10 - Facilitação
11 - Coaching
12 - Inteligência Emocional
“Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média” Daniel Goleman
O que são hard skills?
Diferentemente das soft skills, as hard skills dizem respeito às habilidades técnicas específicas de determinadas funções.
Por exemplo: uma pessoa desenvolvedora de software terá de buscar se aperfeiçoar numa linguagem de programação específica, boas práticas de código limpo, automação de testes, etc. Esses são considerados conhecimentos técnicos para a função.
Outros exemplos: língua estrangeira e operação de máquinas e softwares específicos.
As hard skills podem ser mensuradas como no exemplo de um teste de proficiência em língua estrangeira. Você recebe uma nota e consegue avaliar a evolução.
Mais "hard" do que "soft"
O termo soft skills foi empregado neste caso por serem habilidades flexíveis, humanas. Podemos traduzir como "macias", da língua inglesa. Já as hard skills seriam uma tradução por serem habilidades sólidas, práticas e mais tangíveis.
“As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos.” Peter Drucker.
E quando analisamos a realidade de retenção de talentos nas empresas, conforme a citação ainda atual de Peter Drucker, percebemos que as soft skills têm sido habilidades cruciais para a permanência nos empregos modernos.
O contraponto ao termo "hard x soft" é que as hard skills podem ser consideradas mais fáceis de se aprender quando comparadas às soft skills justamente devido à dificuldade que genuinamente temos de lidar com as pessoas.
Se olharmos sob outra possível tradução onde "hard" significa difícil, podemos questionar que na prática as soft skills é que são "hard" ou difíceis de serem estudadas, absorvidas e praticadas.
Ainda há pouco enfoque de estudos nessa área, principalmente para agilistas e agentes de mudanças. Essas habilidades são fundamentais para a construção de equipes ágeis e o quanto antes você evoluir nessas habilidades, mais estará preparado pra crescer na carreira.
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Qual habilidade comportamental você sente mais dificuldade no seu dia a dia? Comenta aqui com a gente :)